quarta-feira, 23 de abril de 2008

Sobre a raça


É um cão de trabalho, de porte médio... A única função dele é puxar o treno.
Criados por povos nômades, ele não tem senso de propriedade territorial, sendo assim não preenche qualquer função de cão de guarda.
Gostando de liberdade e amplos espaços sem cercas tem o atributo de ser um cão "fujão".
São aconselháveis para manter ele como membro e não como “lider”. O temperamento muito dócil é oriundo da criação dos nômades, afinal os cães eram a condução mais importantes, os filhotes eram criados junto com as crianças dentro das tendas.
Ao contrario de muitos comentários, o Husky e muito ligado ao dono, porém aceita mudança da familia sem apresentar grandes problemas, desde que ele encontre novamente uma matilia / família, incluido o “lugar dele” na hierarquia de temperamento independente, não deve se esperar a obediência da escola tradicional, porém na base de parceria o Husky e capaz de extrema performance em competições, esportes e atividades. Esta parceria - contato entre as pessoa e o cão- se faz necessário para o seu trabalho original - de puxar trenó. Afinal sem um pouquinho de obediência, o trenó puxado por eles não iria para lugar algum - sendo apenas dirigido pelo comando de voz.....
Apesar de não constar nas listas das raças mais inteligentes, é capaz de aprender coisas, sem ser ensinado - abrir portas para ambos os lados já é convencial... abrir porta de geladeira...
Fazendo enterder o que queremos do nosso Siberiano, ele fará com certeza, sem cansaço.
Enfim, ele requer a atenção do dono - até poderá ser ciumento!
A pessoas estranhas ou visitas em casa o Husky geralmente se comporta com curiosidade, porém reservada. Não apresenta nem um sinal de agressividade. Crianças são bem toleradas.
Levando – alem da beleza natural – o temperamento em consideração, teremos um amigo e companheiro a vida toda!!

Nenhum comentário: